segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Sinceramente, não!

Faz quase um mês desde a minha última edição na Wikipédia. Talvez seja meio tarde para dizer, mas foi, na verdade, um conjunto de fatores que me levou a deixar de fazê-lo. Peço, portanto, desculpas antecipadas pelo desabafo. Não vou agora começar a dizer que não acredito mais no modelo Wiki - senão não teria ido editar no Wikilivros - que a Wikipédia não tem futuro, que a culpa é dos administradores e a repetir todas essas críticas superfíciais e furadas. Não!

Se pudesse, ainda gostaria de colaborar mais com a 'pédia. Escrever biografias, verbetes sobre cidades do Japão, sobre períodos da História como a Idade Média. Mas não posso. Não suporto mais apertar o botão "editar" na Wikipédia lusófona. Sempre que tento fazê-lo, sou dominado pela vergonha, pelo nojo e pelo cansaço. Sim, estou envergonhado, enojado e cansado com o presente estado da Wikipédia lusófona e não consigo mais editar. Não consigo mais nem rir das infantilidades da Esplanada.

O que me cansa em primeiro lugar é a completa falta de uma união dos usuários em torno de um mesmo objetivo. Isto é, a completa inexistência de uma comunidade. Nesse pouco tempo de edição, vi realmente poucos verbetes serem contruídos por um trabalho comunitário e poucas iniciativas nesse sentido. Para ser sincero, lembro de dois ou três casos apenas, um dos quais não é uma boa lembrança... A quê se deve isso?

Em segundo lugar, se não há comunidade, não é possível haver um foco para o projeto. Que fim pretende a Wikipédia lusófona para si? Nenhum. Um projeto como a Wikipédia poderia ser divulgado em escolas, distribuído à população, enfim, muito conhecimento poderia ser propagado livremente. Mas o que tem esta pobre coitada? Nada, foco nenhum. Objetivo nenhum. Futuro nenhum...[?]

Em terceiro, cito a falta de compromisso com o projeto. Não se pode nem mesmo dizer que os usuários que editam constantemente o façam por algum compromisso com a Wikipédia. Exemplo mor disso são as votações para destaque em que os usuários votam porque o artigo está grande - nota-se claramente - ou porque torcem para o time do artigo ou... Ou... A qualidade do verbete nunca vem em primeiro lugar. E é justamente ela que todos os outros - os visitantes, por exemplo, vêem. Sinto-me envergonhado.

Outra coisa que cansa: nunca vi lugar onde se aceitem críticas de pior forma. Sinal de imaturidade. Algumas palavras parecem ser mágicas para gerar determinadas reações, assim, quando se fala em "ruim", "de baixa qualidade", "pouco confiável" o editor, ao invés de dizer "Tudo bem, é uma opinião" e procurar melhorar, passa a atacar o crítico, quando não desdenhando da crítica: "Ah! Mas foi feita por fulano" e pronto. Assunto encerrado. "Ganhei!" E assim, o projeto não evolui. Aí, para mim, está a causa da dificuldade em se fazer qualquer mudança na Wikipédia lusófona. O que sobra para o crítico é ser audaz e fazer a mudança sozinho. Que fique claro, não estou me referindo às críticas vazias e sem propósito, estas são outra história.

Para concluir o que me enoja é a completa falta de tato de muitos editores na Wikipédia lusófona para lidar com pessoas. Céus! Ninguém ensinou boas maneiras à essa gente? Seria preciso criar um livro no Wikilivros intitulado "regras básicas de boas maneiras" ensinando algo como: quando alguém lhe diz "bom dia!" é bom costume responder com "bom dia!" e não com quatro pedras e uma paulada. Não tenho estômago para isso. Será consequência de haver poucas usuárias? Será a "orkutização" da internet? Diabos!

Como se vê, uma razão fisiológica me impede de continuar colaborando para a Wikipédia lusófona. Gostaria muito de poder voltar a fazê-lo em um futuro não muito distante, mas enquanto esse dia não chega estarei ocupado fazendo com que o Wikilivros não se torne uma nova Wikipédia lusófona e tenho boas razões para acreditar que isso não acontecerá.

Um comentário:

  1. Citação: Será a "orkutização" da internet?
    Talvez não. Levando em conta que: (1) O orkut é mais popular no Brasil que em outros lugares e (2) (ao que me parece) há mais brasileiros que portugueses editando na Wikipédia em língua portuguesa.
    Eu perguntaria: será o "jeitinho brasileiro"?
    Nota: este meu comentário é parcial e não cita suas fontes (de propósito).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.