Descobri ontem uma novíssima fonte de riso: as páginas de usuário. Não estou aqui me referindo às informações que elas têm hoje. Nem às páginas dos novatos. Me refiro às primeiras edições em páginas de usuários antigos e as edições subsequentes. São mais reveladoras que as primeiras edições em geral.
Como eram bons aqueles tempos em que como novatos havia menos politicagem e mais vontade de contribuir. Apenas você e alguma página específica para melhorar. O que se passa na cabeça de alguém que cria uma conta em uma wiki?
Imagino que sejam coisas diferentes para cada pessoa, apesar da vontade comum de ajudar. Estranhamente parece que esse Éden idílico da pura e boa vontade vai se corrompendo, seja frente ao mar de trabalho a fazer que nos engolfa - então não era apenas aquilo para melhorar? - seja frente a estupidez dos usuários que já esqueceram que foram novatos ou, antes, como foram novatos.
Eu ainda me lembro bem o que pensei antes de apertar o "Criar nova conta". Direi, pois, aos que esqueceram o que estavam pensado eles mesmos e, porventura, estejam interessados. O que pensei foi:"Por que não? Parece ser divertido." De fato "minha" página de usuário atesta isso. O histórico não me deixa mentir: entrei no mundo wiki por diversão. Aquele motivo inocente me parece mais válido hoje do que nunca. E direi ainda uma coisa, com toda a vergonha de mínimos, conchavos, a costumeira falta de educação nas discussões, a politicagem enfim, eu havia esquecido aquele sentimento.
Não sei se as primeiras edições em uma página de usuário revelam o caráter de cada um. Isto ainda resta por avaliar... Mas certamente trazem a nostalgia de bons tempos: não é que o projeto fosse diferente naquele tempo, nós é que éramos. Experimentem!
segunda-feira, 3 de março de 2008
O histórico que não me deixa mentir
Escrito por Jorge às 20:02
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.