Eita! Três meses sem escrever. Não havia percebido que tanto tempo se passara. Os estudos me mantiveram bastante ocupado ultimamente.
Esta reflexão que vai aqui não é recente, data de alguns meses atrás, mas a impressão é mais antiga, ocorrendo-me já na Wikipédia. É preciso primeiro, explicar três conceitos relacionados com a idéia do título ou, melhor dizendo, responder três perguntas: o que é uma geração wiki, o que é um novato e o que é um usuário experiente.
Comecemos pelo último ponto: o que é um usuário experiente? Dependerá do critério escolhido. Poderá envolver o domínio das ferramentas de edição wiki, poderá envolver o conhecimento das políticas de um projeto, poderá envolver o critério temporal, isso tudo, ou a identidade como tal - um usuário é experiente a partir do momento em que passa a se ver assim. Não, não envolve número de edições...
Pode-se dizer, portanto, que o novato será o anti-usuário-experiente. É aquele que ainda não sabe navegar com desenvoltura por entre os recursos do projeto, que desconhece meandros das políticas, que edita há pouco tempo e que admite ser um recém-chegado. Certo? Certo, mas não só isso.
Há um ingrediente a mais na definição do novato. A empolgação com o projeto. Mesmo os reservados estão empolgados com tudo que há de novo. Este ingrediente é potencialmente explosivo quando em excesso e o será se esse novato for de encontro a um usuário experiente.
Neste ponto é preciso voltar para a primeira das perguntas colocadas mais acima. O que é uma geração wiki? Assumindo-se que exista, pode-se defini-la como um conjunto de indivíduos de mesma idade e de uma mesma época. Idade aqui é tempo de edição ativa. Peço a bondade de deixar sem maiores explicações o conceito de época wiki.
O conflito de gerações acontecerá - e acontece - quando um novato chega propondo muitas mudanças, nas estruturas, nos procedimentos internos de um projeto; não ouvindo, ou parecendo não ouvir, apelos de que vá com calma, de que uma wiki não se constrói em um dia; tudo isso, às vezes acompanhado de críticas mal colocadas sobre o trabalho já feito.
Isso pode ser realmente cansativo para um usuário experiente se ele lidar com a situação como uma invasão, uma tomada de espaço ou uma ofensa. Não deveria ser assim. Pelo contrário, o usuário experiente deveria tentar por em prática as mudanças propostas pelo novato - supondo-as de boa fé, claro -, pois para os olhos deste os defeitos ainda estão tanto mais à mostra, como não estão mais para os olhos habituados daquele. Pode ser um sopro de vida para um projeto.
Quando os usuários em conflito não tratarem tudo isso com a calma que merece o resultado pode ser uma grande perda, com o abandono do projeto por um ou por outro. O importante é ser maleável cedendo hoje para ganhar amanhã.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Conflito de gerações
Escrito por Jorge às 18:57 3 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)