segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Wikilivros portáteis e coleções

Desde 23 de outubro os Wikilivros em todas as línguas ganharam três novas ferramentas: a criação automática de versões em PDF e de versões em ODT (OpenDocument Text) dos módulos e a criação de coleções. Eis o aviso "oficial".

Os recursos já estavam em testes - e eu havia brincado com eles um pouco -, mas a versão final, para uso, superou minhas expectativas. Achei as versões em PDF de alguns módulos muito bonitas e principalmente profissionais. E em se tratando de wikis esta é uma palavra importante.

As coleções são um agrupamento de módulos avulsos da preferência do usuário para que possam virar uma versão em PDF única ou para que o usuário possa encomendar para a PediaPress (empresa alemã responsável pela tecnologia) uma versão publicada deles. É claro que o recurso pode ser usado também para agrupar todos os módulos de um único livro para criar uma versão em PDF dele.

Contudo, ainda há problemas. Por exemplo, o de que o programa redimensiona todas as imagens em uma página, o que inclui as imagens que são usadas no Wikilivros para classificar módulos pelo estado de desenvolvimento, o que as faz ocupar enormes espaços desnecessariamente; ou o de que os autores e referências poderiam ser listados todos em uma página só para o caso de coleções, o que daria a elas maior aspecto de livro; ou - e mais grave - que a GNU FDL não é nem um pouco prática, porque não é nem um pouco prático ter uma versão em PDF de um módulo na qual o conteúdo propriamente dito ocupa uma página e a licença sete.

Por fim, gostaria de convidá-los a testarem as nossas novas ferramentas. E não fiquem com inveja: planeja-se levá-las para outros projetos da Wikimedia em breve.

2 comentários:

  1. Enfie no meio do seu cu a merda desta nova ferramenta.

    ResponderExcluir
  2. Oh, anônimo, não é "uma" nova ferramenta. São três, já disse!

    E eu falei para não ficar com inveja. Vai lá, deixa de desperdiçar meu tempo com infantilidades e faz o teste.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.