quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Perguntas rápidas

Eis uma grande pergunta talvez apenas entendida completamente por quem edita em wikis pequenas:

Por que os novatos sempre somem depois de receberem qualquer mensagem?

Mesmo uma mensagem de boas-vindas ou uma tentativa de ajuda os assusta . O que nos leva, no caso do carregamento de imagens a:

Avisar ou não avisar acerca de toda a questão de direitos autorais?

Se se avisa, mesmo que em doses homeopáticas, perde-se um contribuidor; se não se avisa as imagens ficam sem licença...

4 comentários:

  1. Penso que os proximos links poderão lançar alguma luz sobre a questão levantada:

    Don't bite the newbies
    "When giving advice to newcomers, tone down the rhetoric a few notches from the usual mellow discourse that dominates Wikipedia. Make the newcomer feel genuinely welcome."

    Don't template the regulars
    "templating (...) may be taken as rude by being impersonal (biting the newbies). No one likes to feel they are being bureaucratically processed. Writing what the template says in your own words, with reference to the particular situation, is more likely to communicate well if the editor is amenable to reason. Failing that, you can append a personal message immediately after the template."

    Templatology, an essay
    "templates are patronising to newbies too. I guess the only reason this is considered acceptable is that as they’re newbies, they won’t realise this template is a form response. (Well, except for how it’s totally generically worded, yeah.) "

    Tendo já tanto sido escrito sobre o assunto em vários lugares, talvez valha a pena, seguindo a sugestão do último link, criar um ensaio "Don’t template the newbies", à laia do "Don't template the regulars". Isso seria especialmente útil em wikis pequenas, nas quais o tráfego é menor e a necessidade de templates de boas vindas é menor, já que o trabalho manual equivalente seria mais suportável.

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  2. Obrigado pelos links Waldir. Dão o que pensar, embora eu não me referisse só a predefinições, mas a mensagens em geral.

    A única mensagem predefinida que eu costumo enviar para novatos é a de boas-vindas e já não uso o típico "{{bv}} - ~~~~" no sumário de edição, por ser um código sem sentido para eles. Mas ainda assim parece não funcionar.

    A outra que costumo usar é a de aviso - no Wikilivros só temos duas de aviso -, mas apenas para vândalos, mesmo sabendo que é relativamente inútil. Nem as de aviso sobre imagens eu uso para não ser impessoal.

    Como a pfctdayelise eu acho que os novatos não lêem as predefinições, mas não que isso seja um problema deles; acho mais que o problema é elas não serem amigáveis.

    Também por causa disso, eu pensei em algumas opções para receber melhor os novatos no Wikilivros. Mas ainda falta discutir a implantação dessas idéias e, na verdade, verificar se elas deram certo, por exemplo, no Wikisource.

    Cada vez mais chego a conclusão de que o melhor talvez seja mesmo dar boas-vindas "personalizadas" - apesar do trabalho que dá, como ela diz no ensaio: "elaborar a mensagem etc"; ou simplesmente não dizer nada e deixar o novato ir editando - como até hoje não recebi boas-vindas no Wikilivros em inglês ou na Wikipédia, embora isso talvez tenha a ver com minhas primeiras edições.

    De qualquer forma, vou passar a testar as boas-vindas personalizadas a partir de agora. Espero que os resultados sejam bons.

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  3. Espero então ver um novo post daqui a algum tempo, com as conclusões dessa experiência :)

    Pessoalmente acho que as boas vindas não são algo assim tão essencial. Talvez sejam necessárias se se notar que o novato está a ter alguma dificuldade, ou está a cometer erros comuns. De resto, talvez seja melhor deixar que eles entrem em contacto quando sentirem a necessidade (e certificar-se que as instruções para o fazer são claras e facilmente encontráveis). Isto porque embora muitos participem em wikis pela sua natureza colaborativa e pelo aspecto social, há muita gente que prefere trabalhar sozinha...

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  4. Pode deixar que escreverei.

    O caso é que é um primeiro contato com um potencial novo usário. E é como diz o ditado: "A primeira impressão é a que fica". =)

    Os projetos pequenos não podem se dar ao luxo de desperdiçar recursos humanos como a Wikipédia.

    E a parte da claridade das instruções é outro problema... =S

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