domingo, 1 de março de 2009

Dia Nacional do Livro Didático

Dia 27 de fevereiro último foi, no Brasil, o Dia Nacional do Livro Didático. Creio que é como outras datas comemorativas de que ninguém sabe e que, portanto, ninguém comenta.

No Brasil os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para as escolas pelo governo federal desde que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado em 1985. Contudo, esta distribuição gratuita só envolvia o ensino básico até que em 2004 começou a ser ampliado para incluir também o ensino médio ou ginasial.

O PNLD gerou uma verdadeira indústria do livro didático no Brasil. Sendo a distribuição nacional, as encomendas do governo são da casa dos milhões e qualquer editora hoje quer entrar em um mercado com uma tiragem tão alta e tão certa. Todavia, a avaliação dos livros que chegarão a um catálogo final nas mãos dos professores é feita nas universidades e os critérios de seleção são bastante rígidos. Na área de História, por exemplo, são avaliados "Princípios pedagógicos", "Princípios históricos", "Projeto gráfico" e "Elementos para contrução da consciência cidadã", todos itens com subdivisões.

Essas exigências geraram um alto grau de profissionalização do material, devido também a concorrência entre as editoras. Mesmo assim, os livros didáticos não escapam de erros ou falhas e estes de serem escancarados de vez em quando na imprensa. Por exemplo, recentemente, por ocasião dos 40 anos do início do AI-5 a Folha Online publicava matéria sobre o assunto.

É difícil ver o Wikilivros entrando neste mercado. É difícil cumprir certos tópicos do processo de avaliação como a exigência de que os livros venham em coleções para abarcar todo o ensino básico, desde a primeira série até a última, ou a exigência de que venham com manuais para os professores. Eu diria que com a mão-de-obra disponível é impossível. Uma possível brecha está nos livros infantis que servem mais como complemento ao livro didático do que como concorrência. Uma outra está no conteúdo desenvolvido para vestibulares e concursos como também para cursos universitários.

No caso das universidades, em particular, o Wikilivros é muito apropriado, pois os próprios professores podem escrever seus livros e apostilas, já que não há exigências governamentais quanto ao material utilizado no Ensino Superior, e há ainda o estímulo de que livros no Brasil, didáticos ou não, custam muito caro, de maneira que fica faltando só a divulgação do projeto.

4 comentários:

  1. Livros didáticos conforme apontado por ti podem ser uma boa para o wikilivros mesmo. Mas só tenho uma dúvida, como quando disse que os próprios professores possam escrever: Não seria algum tipo de impecilho a questão da pesquisa inédita? Bom, depois dá uma passada no meu blog! http://delemon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não, de forma alguma, Delemon, basta eles citarem referências que tudo se resolve, como na Wikipédia.

    E pode deixar que vou visitar teu blog de vez em quando.

    ResponderExcluir
  3. PREZADOS AMIGOS

    NÓS DA CRECHE MUNICIPAL YEDA BARRADAS CARNEIRO
    EM SOBRADINHO-BA PRECISAMOS MUITO DE LIVROS INFANTIS,NOS AJUDEM!!!!TODO E QUALQUER LIVRO DE
    CONTOS,FUNCIONAIS,BRINQUEDOS EDUCATIVOS SÃO DE
    UM VALOR INCOMPARÁVEL!!!

    ATENCIOSAMENTE ,

    MÁRIO IVAN PACHECO DE CASTRO.
    SECRETÁRIO DA INSTITUIÇÃO
    E-MAIL:ivan.paache@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou no 7º período do curso de Pedagogia e, estou a procura de livros que fale do Programa Nacional do Livro Didátio (PNLD). E também de autores que comentam sobre o livro Didático. Se puder me ajudar agradecerei. Estou tentando cultivar esse jardim também. Mas estou precisando de ajuda. O meu e-mail é (leleapr@gmail.com). Meu nome é Eleuza Mesquita
    agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.