domingo, 3 de fevereiro de 2008

Razão

Passeando pela Wikipédia lusófona - algo não muito recomendável à saúde nesses dias - às vezes me lembro destas frases e tenho vontade de colocá-las na minha página de usuário como frontispício e aviso aos incautos:

"O diabo encarnou nos meus literatos, e não há maneira de fazê-los voltar à razão... Deve ser um consolo para os animais ver que gente com tais cérebros não é muitas vezes melhor que eles."

"Como bem disse o sábio Mêmnon, eu não conheço nada tão louco quanto um grupo de sábios."
O irônico é que ambas as frases são de autoria de indivíduos que estiveram de uma forma ou de outra envolvidos com a criação da Encyclopédie. O primeiro, Frederico II, o Grande. O segundo Jean-Jacques Rousseau.

Mais de 200 anos depois destas frases terem sido proferidas aí está a massa lusófona - ou devo dizer luso-brasileira - provando o quanto é mais sábia que os "sábios" de Frederico II.

Depois de lembrar-me das frases eu dou risada e vou editar no Wikilivros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.